
Hoje vamos falar de Heráclito,eu,desde que entrei na Filosofia,vou com a cara desse grande Filósofo...justamente por ele aceitar e explicar a mudança,o eterno fluxo(o devir).
Achei uma foto ilustrativa pra vocês no google imagens e também resumi pra vocês os pensamentos de Heráclito e seguidores do Devir,boa reflexão!! ;)
- Os opostos coincidem da mesma forma que o princípio e o fim,em um círculo,ou a descida e a subida,em um caminho,pois o mesmo caminho é de descida e de subida,o quente é o mesmo que o frio,pois o frio é o quente quando muda ou,dito de outra forma,o quente é o frio depois de mudar,e o frio,o quente depois de mudar,como se ambos,quente e frio,fossem "versões" diferentes da mesma coisa.
Segundo os estudos,para Heráclito:
- Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio.
- A doença faz da saúde algo agradável e bom.
- O Deus é dia-noite,inverno-verão,guerra-paz...mas se alterna como o fogo,quando se mistura a incensos,e se denomina segundo o gosto de cada um.
- Os que procuram ouro escavam muita terra,mas encontram pouco metal.
- Este mundo,que é o mesmo para todos,não foi criado por qualquer dos deuses ou dos homens, mas foi sempre,é e será fogo eternamente vivo que ordenadamente se acende e regularmente se extingue.
- São iguais,os vivos e os mortos,os que estão acordados e os que dormem,os jovens e os velhos: porque cada um destes opostos quando se transformam tornam-se o anterior.
Acho que ja deu pra sentir o gostinho né??Bem,pra encerrar,o pensamento de Heráclito sobre o homem e o rio:
"O mesmo homem não pode atravessar o mesmo rio, porque o homem de ontem não é o mesmo homem,nem o rio de ontem é o mesmo de hoje."