19 de out. de 2010

Sailor Moon e a Filosofia - Transformação e o Devir

Postado por Fernando Assis às 16:25


A Transformação e o Devir
Bem...podemos analisar a transformação de Sailor Moon, como também das outras Sailors guerreiras que irão aparecendo durante o anime, com a questão filosófica de Heráclito quando ele trata do devir.
Heráclito, inserido no contexto pré-socrático, parte do princípio de que tudo é movimento, e que nada pode permanecer estático - Panta rei ou "tudo flui", "tudo se move".
O devir, a mudança que acontece em todas as coisas é sempre uma alternância entre contrários: coisas quentes esfriam, coisas frias esquentam; coisas úmidas secam, coisas secas umedecem etc. A realidade acontece, então, não em uma das alternativas, posto que ambas são apenas parte de uma mesma realidade, mas sim na mudança ou, como ele chama, na guerra entre os opostos. Esta guerra é a realidade, aquilo que podemos dizer que é. "A doença faz da saúde algo agradável e bom" ou seja, se não houvesse a doença, não haveria porque valorizar a saúde, por exemplo. Ele ainda considera que, nessa harmonia, os opostos coincidem da mesma forma que o princípio e o fim, em um círculo, ou a descida e a subida, em um caminho, pois o mesmo caminho é de descida e de subida...o quente é o mesmo que o frio, pois o frio é o quente quando muda (ou, dito de outra forma, o quente é o frio depois de mudar, e o frio, o quente depois de mudar, como se ambos, quente e frio, fossem "versões" diferentes da mesma coisa). Por exemplo, Usagi Tsukino é Sailor Moon em transformação, são versões diferentes da mesma pessoa, podendo ser feita uma comparação com a própria Lua, que vista da Terra, também passa por um ciclo de transformação a cada fase. O mesmo ocorre com as outras Sailors, que em seus gritos de transformações aparece o famoso “Transformação!!!”...no original “Make Up!!!”.
Esse grito, invocando a transformação do ser, pode ser considerado um ato filosófico, afinal estamos falando do devir, a mudança...e será que essa mudança - de uma garota para uma Sailor guerreira - é sempre a mesma? Ou será que também há transformação na transformação?

2 comentários on "Sailor Moon e a Filosofia - Transformação e o Devir"

Nicelle Almeida on 22 de out. de 2010, 20:21:00 disse...

Adorei o texto, meu amigo. Muito interessante. Eu concordo que tudo muda realmente. Infelizmente é só a partir das mudanças aprendemos a dar valor a muitas coisas.
Um forte abraço e ótimo final de semana ;)
Me visita!!!
www.nicellealmeida.blogspot.com

Ângela on 27 de out. de 2010, 01:56:00 disse...

"Versões diferentes da mesma coisa"...Assim como muitas vezes pode acontecer conosco dependendo da situação em que nos encontramos: nos transformamos!!
=D

 

Luz de Abajur Copyright 2009 Sweet Cupcake Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez