24 de set. de 2010

Sailor Moon e a Filosofia

Postado por Fernando Assis às 13:35

Pessoal, curto esse anime desde pequeno e fiquei muito feliz quando o orientador do curso de Filosofia aprovou o meu tema, que era justamente esse - Sailor Moon e a Filosofia, sem nenhum fim lucrativo, somente por mostrar a importância filosófica do anime na sociedade.
Ja entreguei a justificativa e também ja houve a primeira apresentação, elaborei 3 vídeos com cenas filosóficas de Sailor Moon(em breve no youtube), tudo está dando super certo, porque esse anime é muito filosófico, e unir Filosofia com aquilo que amamos, realmente dá certo :)
A introdução para vocês:
Escolhi esse tema com a vontade de me aprofundar no universo desse anime que felizmente eu tenho a honra de assistir desde pequeno. Sim, desde pequeno sentindo algo muito forte pelas Guerreiras da Lua, algo tão forte, que irei tentar demonstrar neste trabalho.
A importância desse anime e outros em minha vida foi tão significativo que podemos refletir sobre a questão de não assistir algo por assistir, ou não ler algo somente por ler, é a vontade de entrar no universo que o autor(a) nos proporciona, é aceitar a passagem para uma viagem que poderá mudar nossa vida.
É claro que é essencial que as pessoas saiam do senso comum e busquem enxergar o que realmente são, para isso devem desaprender para aprender, ou seja, libertar-se da ideia de que todos os desenhos são somente para crianças. Infelizmente muitas pessoas deixam de conhecer o maravilhoso mundo dos animes e mangás, por puro preconceito e uma opinião escravizadora sem reflexão.
Algumas questões podem ser levantadas nesse tema, como:
Por que o anime Sailor Moon pode ser considerado um anime filosófico?
Os personagens de Sailor Moon nos fazem refletir?
A Filosofia de Sailor Moon entendida pode ser colocada em prática?
As hipóteses são que os animes em geral nos levam à reflexão, incluindo os personagens que fazem parte essencial da história, e sobre a questão da prática dos “ensinamentos” desse anime, que são possíveis se as pessoas realmente estiverem interessadas e “abertas” a isso, caso contrário ficará somente na teoria.
O objetivo geral desse trabalho é mergulhar o mais fundo possível dentro do anime Sailor Moon, abrangendo todas as fases, ou seja, Classic, R, S, Super S e Stars (infelizmente não entrarei na questão do mangá, do live action ou dos musicais, pois esse trabalho ficaria muito extenso, e o objetivo desse trabalho é focar as questões filosóficas no anime).
Com isso foi incluído nesse trabalho uma pesquisa sobre todas as fases de Sailor Moon, incluindo os OVAS e episódios especiais, visando um olhar diferenciado em cima desse anime e a Filosofia.
A partir disso, procuro através dessa pesquisa meios para demonstrar a grandiosidade desse anime e deixar espaço para que futuras pesquisas com base na Filosofia nos animes sejam levadas em consideração.
Assim, não somente os autores dessas pesquisas, mas também os leitores reflexivos podem ajudar o anime e também o mangá a terem um maior respeito e uma visão diferenciada na sociedade, uma visão que pode transformar pessoas comuns em pessoas únicas.
Para a realização dessa pesquisa, dividi esse texto nos seguintes capítulos: No primeiro capítulo – Por que o anime Sailor Moon pode ser considerado um anime filosófico? se discute os motivos desse anime ser considerado filosófico. Já no segundo capítulo – Os personagens de Sailor Moon nos fazem refletir? mostra a situação essencial dos personagens nesse anime com a base filosófica. E no terceiro capítulo – A Filosofia de Sailor Moon pode ser colocada em prática? se discute como a Filosofia de Sailor Moon pode ser encarada pela sociedade e se realmente podemos colocá-la em prática.
É isso aí pessoal, para encerrar esse tópico...se vocês acreditam em algo, coloquem suas ideias, quem sabe não dá certo??Que tal tentarmos?!;)

4 comentários on "Sailor Moon e a Filosofia"

Fernando Assis on 24 de set. de 2010, 21:12:00 disse...

Olá Silas ^^
A promessa da Rosa é tão importante pra esse trabalho,que um dos vídeos que gravarei em um cd para consulta na biblioteca da Universidade de Sorocaba junto com o trabalho impresso,será um resumo desse filme :)
Abraço ;)

Marcela Nohama (Marisol Maryline) on 25 de set. de 2010, 01:04:00 disse...

Hum... que interessante! Ficava imaginando como seria... Agora já dá pra ter uma ideia melhor. Não sou uma fã de Sailor Moon, mas assisti quando era criança, e acho que foi uma das minhas influências para começar a rabiscar! ^^"

Ângela on 25 de set. de 2010, 01:14:00 disse...

=D esse trabalho vai colaborar para ampliar a visão q mtas pessoas tem sobre animes!

Rotina de um Desconhecido on 26 de set. de 2010, 22:17:00 disse...

Seu post me fez refletir um pouco. Acredito que sempre tive um certo preconceito com animes, mas não pelo fato de ser uma animação e sim pelo fato de não gostar do estilo japonês. Mas parando para pensar, nunca parei para assistir um realmente, talvez eu esteja sendo meio preconceituoso e não esteja percebendo. Mas agora uma certa curiosidade despertou em mim e acho que vou procurar assistir começando por este anime citado por você. Valeu! Abraços!

 

Luz de Abajur Copyright 2009 Sweet Cupcake Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez