27 de set. de 2010

Professores - Edeméia Pereira

Postado por Fernando Assis às 20:12


Pessoal,saiu uma carta de uma professora hoje no jornal que achei muito interessante, querem atacar os professores?!Sorte que tem professores que não ficam de braços cruzados :)

PROFESSORES

Os alunos não aprendem porque a maioria dos professores não sabem.... Esta frase é de um outdoor, fixado na parte superior do comitê de dois candidatos a deputado federal e estadual de nossa cidade. O responsável pela frase é um conhecido empresário que no período eleitoral gasta dinheiro tentando dar lição de moral na população. Recebi muitos e-mails de colegas professores e professoras indignados(as) com a tal frase. Com razão. Independente da proposta de deixar que cada um conclua a frase como quiser, o que está em discussão é a primeira leitura que, além do erro de concordância: a maioria dos professores não sabem, quando todos sabemos, sim, que maioria não sabe, o empresário denigre a classe dos professores, já tão vilipendiada pelo Governo do Estado, taxando-a claramente de incompetente. Sabe o que os professores não sabem, senhor empresário? Não sabem até quando suportarão dar aulas para alunos que não querem aprender; que não tiram a mochilinha das costas nem o fone do ouvido; que estudam no ensino médio, mas não sabem nem escrever, porque a famigerada progressão continuada exige que todos sejam aprovados; que não respeitam professores, nem o ambiente escolar; que agridem verbal e fisicamente aqueles que dedicam suas vidas a ensinar; que suportam humilhações de muitos coordenadores(as) e diretores(as) despreparados(as), arrogantes e cheios de empáfia pelo cargo que ocupam; que ganham um salário indigno e um vale-refeição de R$ 4,00; que precisam dar aulas em 3 escolas, gastando sola de sapato para se locomover de uma para outra; que adquirem sérias doenças devido às condições de trabalho; que dão aulas em bairros violentos, tendo de enfrentar o medo e a desesperança; que têm de encontrar forças para as tarefas do lar depois de um exaustivo dia de trabalho; que não têm tempo de brincar com seus filhos, de vê-los crescer; que não encontram espaço para um jantar com seus(suas) companheiros(as). É isso que nós, professores sabemos. E sabemos muito bem!

EDEMÉIA PEREIRA, PROFESSORA
Link para a reportagem no site do jornal
http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=47&id=348372

3 comentários on "Professores - Edeméia Pereira"

Nicelle Almeida on 29 de set. de 2010, 14:38:00 disse...

Muito boa a resposta da professora. Tudo o que ela falou é verdade e eu presencio de perto esta realidade, pois minha mãe é professora e na maioria dos dias, chega em casa super stressada com os alunos que não respeitam mais os professores e que n querem nada com a vida.
É uma falta de valorização tremenda. Queria saber até onde vai isso! =/
Um forte abraço, meu amigo. Vou te add no MSN sim, pode deixar. Mas, n ache que é de proposito se n me encontrar mto por lá, ok? N costumo usar com frequencia.
Meu blog está atualizado. Te espero lá: www.nicellealmeida.blogspot.com

Rotina de um Desconhecido on 6 de out. de 2010, 13:59:00 disse...

Dou toda a razão a professora. Além do fato do Estado não dar incentivo aos professores com salários baixos, eles tem que aturar desrespeitos dos alunos. Abraço!

http://rotinadeumdesconhecido.blogspot.com/

Marcela Nohama (Marisol Maryline) on 16 de out. de 2010, 22:11:00 disse...

E se não existisse mais pessoas dispostas a serem professores do Estado?
Às vezes penso que se a situação está tão insuportável porque ainda há professores trabalhando para o Estado? É pelos alunos? Acreditam que podem melhorar o futuro deles? Mesmo existindo tantos alunos desrespeitosos que não acreditam em porcaria de futuro? É por amar essa profissão? Mas eles não poderiam ser professores em outro lugar? Um lugar que os valorizasse?
Os alunos não aprendem. A quem se deve culpar? O Estado? O sistema? Os professores? Os alunos? Os pais? A sociedade?
Todos tem sua parcela de culpa. O sistema é cruel, mas quem se deixa levar por ele achando que não tem poder algum está alimentando esse sistema.
Há professores que já se acomodaram com essa situação degradante e por isso pensam que a situação nunca irá mudar. Professores que reclamam todos os dias de sua situação. Fazem greve e não conseguem resolver nada. Por que as greves não resolvem o problema? Há muitos que tem medo de perder o emprego, há muitos que pararam de estudar e estão sendo passados para trás pelos mais jovens... Injustiça! Mas o mundo não é justo. É por isso que se deve lutar todos os dias.

 

Luz de Abajur Copyright 2009 Sweet Cupcake Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez