21 de jul. de 2010

Heráclito

Postado por Fernando Assis às 16:36

Hoje vamos falar de Heráclito,eu,desde que entrei na Filosofia,vou com a cara desse grande Filósofo...justamente por ele aceitar e explicar a mudança,o eterno fluxo(o devir).
Achei uma foto ilustrativa pra vocês no google imagens e também resumi pra vocês os pensamentos de Heráclito e seguidores do Devir,boa reflexão!! ;)
- Os opostos coincidem da mesma forma que o princípio e o fim,em um círculo,ou a descida e a subida,em um caminho,pois o mesmo caminho é de descida e de subida,o quente é o mesmo que o frio,pois o frio é o quente quando muda ou,dito de outra forma,o quente é o frio depois de mudar,e o frio,o quente depois de mudar,como se ambos,quente e frio,fossem "versões" diferentes da mesma coisa.
Segundo os estudos,para Heráclito:
- Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio.
- A doença faz da saúde algo agradável e bom.
- O Deus é dia-noite,inverno-verão,guerra-paz...mas se alterna como o fogo,quando se mistura a incensos,e se denomina segundo o gosto de cada um.
- Os que procuram ouro escavam muita terra,mas encontram pouco metal.
- Este mundo,que é o mesmo para todos,não foi criado por qualquer dos deuses ou dos homens, mas foi sempre,é e será fogo eternamente vivo que ordenadamente se acende e regularmente se extingue.
- São iguais,os vivos e os mortos,os que estão acordados e os que dormem,os jovens e os velhos: porque cada um destes opostos quando se transformam tornam-se o anterior.

Acho que ja deu pra sentir o gostinho né??Bem,pra encerrar,o pensamento de Heráclito sobre o homem e o rio:
"O mesmo homem não pode atravessar o mesmo rio, porque o homem de ontem não é o mesmo homem,nem o rio de ontem é o mesmo de hoje."

7 comentários on "Heráclito"

Pedro Sombra on 21 de jul. de 2010, 17:39:00 disse...

Bacana o pensamento desse cara aí. Eu não conhecia. De que século ele é? Enfim, depois posta qualquer coisa sobre Cioran, que para mim foi um dos grandes pensadores do existencialismo xD

Fernando Assis on 21 de jul. de 2010, 17:41:00 disse...

Certo,sugestão anotada ;)
Pretendo postar muitos filósofos nesse blog,e logo poderá aparecer Cioran...valeu!:)

Fernando Assis on 21 de jul. de 2010, 17:43:00 disse...

Olha o que eu sei é que Heráclito é um pré socrático,daqueles antigos meeeesmo...rs...pelo que eu achei na internet Heráclito é de aprox. 540 a.C. - 470 a.C...espero ter ajudado :)

Naírla Silva on 21 de jul. de 2010, 18:00:00 disse...

"O mesmo homem não pode atravessar o mesmo rio, porque o homem de ontem não é o mesmo homem,nem o rio de ontem é o mesmo de hoje."

perfeito!
parabéns pelo blog.

Fernando Assis on 21 de jul. de 2010, 18:28:00 disse...

muito obrigado!^^

Anônimo disse...

Linda exemplificação e amostra de afeto...

Rayanne Prado on 9 de out. de 2011, 16:25:00 disse...

Heráclito realmente foi um grande filósofo que em seu pensamento fez todos pararmos para pensar...não é que ele tem razão!se não tivesse a guerra jamais existiria a paz, e assim por idante... e concordo com ele tudo sofre uma mudança(devir)desde as coisas mais pequenas até nós humanas.

 

Luz de Abajur Copyright 2009 Sweet Cupcake Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez